Pesquisa de navegação

Navegação

ASSEMBLEIA GERAL UNIFICADA DOS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES, DO DIA 21/05/2015

ASSEMBLEIA GERAL UNIFICADA DOS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES, DO DIA 21/05/2015

Ocorreu na noite de ontem (21), às 19:30 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso, a assembleia geral unificada dos policiais e bombeiros militares.

O evento que reuniu aproximadamente 700 (setecentos pessoas), foi organizado pela Associação dos Oficiais (ASSOF), Associação dos Subtenentes e Sargentos (ASSOADE), Associação de Cabos e Soldados (ACSPMBM-MT), Associação dos Militares Inativo (ASMIP), Associação Recreativa do Corpo de Bombeiros (ARBM) e Associação Beneficente de Saúde dos Militares (ABSM-MT).

A assembleia contou também com a presença de lideranças políticas como Deputado Estadual Coronel Taborelli e o Cabo Juliano Rabelo, suplente de Deputado Federal.

O objetivo da assembleia foi apresentar aos militares estaduais, as propostas que o governo do Estado, através da Secretária de Gestão e Secretária de Segurança pública, estariam propondo em relação as parcelas de maio e de dezembro de 2015, da reestruturação salarial.

Durante o evento foram apresentadas as três propostas que o governo fez a categoria e também, a contraproposta que as associações apresentaram ao governo, em caso de parcelamento da tabela salarial de dezembro de 2015.

Aberta a palavra aos militares o descontentamento foi generalizado e muitos militares exigiram o cumprimento da lei de reestruturação salarial, inclusive com a possibilidade de ajuizamento de ações coletivas e individuais.

Em vários momentos, os militares manifestaram o sentimento de traição em relação ao Governador Pedro Taques, por não honrar os compromissos de campanha e não cumprir na integra as tabelas salariais de maio e dezembro de 2015 da categoria.

Após vários debates, a Assembleia deliberou o seguinte:

  1. Rejeitar a proposta de parcelamento apresentada na data de ontem, pelo Secretário Adjunto de Segurança Pública, de pagar os 50% do INPC em dezembro de 2015 e de dividir a terceira parcela da reestruturação nos meses de dezembro de 2015, janeiro e abril de 2016;
  2. Exigir ainda neste mês de maio, a aplicação integral do anexo II da lei de reestruturação salarial;
  3. Rejeitar qualquer proposta de divisão da parcela de dezembro de 2015;
  4. Definição do dia 28 de maio, como prazo final, para um entendimento com o Governo em relação aos apontamentos da categoria, após esse prazo, deverá ser convocada nova assembleia para apresentar os resultados;
  5. Na hipótese do governo impor o descumprindo da lei complementar 541/2014, foi deliberado pelo ajuizamento de ações judiciais e manifestações públicas de repúdio da categoria.

Data 22/05/2015.

Fonte: ASSOF, ASSOADE, ACSPMBM-MT e ASMIP.