Esclarecimento sobre a Lei Complementar nº 828, publicada no Diário Oficial de 11 de novembro de 2025

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Nota de EsclarecimentoEm razão da publicação da Lei Complementar nº 828, alguns militares manifestaram dúvidas sobre o conteúdo da nova legislação. Diante disso, a ASSOADE vem a público esclarecer os principais pontos:

 

1ª Dúvida: Houve redução de vagas para promoção a Subtenente?

Não! Ocorre que houve uma confusão quanto à lei de fixação de efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, pois cada instituição possui sua própria legislação específica.
Atualmente, o efetivo de Subtenentes da Polícia Militar é fixado em 720 (setecentos e vinte) vagas, conforme a Lei Complementar nº 529, enquanto o efetivo de Subtenentes do Corpo de Bombeiros Militar é de 140 (cento e quarenta) vagas, conforme a Lei Complementar nº 530, ambas datadas de 31 de março de 2014.

 

2ª Dúvida: O limitador de 50% para a promoção de Subtenente é uma novidade?

Não! Essa regra já existia desde a criação das Leis Complementares de fixação de efetivo nº 529 (da PM) e nº 530 (do BM), ambas de 2014.
A confusão tem ocorrido entre vaga prevista e vaga existente.

  • Vagas previstas são aquelas estabelecidas em lei (720 na PM e 140 no CBM).
  • Vagas existentes são as que estão efetivamente abertas.

Exemplo somente para ilustrar o entendimento: atualmente há 400 Subtenentes na PMMT. Assim, das 720 vagas previstas, restam 320 vagas existentes (720 – 400 = 320). Como a legislação permite promoção de até 50% das vagas previstas, todos os que preencherem os requisitos poderão ser promovidos.

 

3ª Dúvida: O que mudou na nova Lei Complementar nº 828?

A nova redação removeu o gatilho para a promoção de Soldado a Cabo, instituiu uma data específica de promoção para a 30ª Turma do CFSD e reconheceu e valorizou a turma pioneira do Corpo de Bombeiros Militar.

 

Síntese

A Lei Complementar nº 828/2025 não retirou qualquer direito dos militares. Pelo contrário, veio corrigir distorções administrativas do passado e aprimorar a organização das promoções, assegurando mais clareza e valorização à carreira militar.

 

Conselho Administrativo da Assoade

Sobre ASSOADE MT

ASSOADE MT é a Associação dos Sargentos, Subtenentes, Oficiais Administrativos e Especialistas Ativos e Inatvos da Polícia Militar e Bombeiiro Militar do Estado de Mato Grosso.