Seleção deve ampliar oportunidades de ascensão na carreira e dar mais fluidez às promoções dentro da corporação
A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso deu início ao processo de contratação da empresa responsável pela aplicação das provas dos dois novos processos seletivos: o 2º Curso de Adaptação de Oficiais Complementares (CAOC) e o processo de promoção por mérito intelectual.
O 2º CAOC será destinado a 50% dos Subtenentes mais antigos, enquanto os outros 50% das vagas serão abertas a 1º Sargentos com, no mínimo, dois anos de graduação, além de Subtenentes que não estejam entre os mais antigos. Já o processo de mérito intelectual contemplará Soldados (após o período probatório) e Cabos, possibilitando a ascensão à graduação de 3º Sargento.
Conforme o Plano de Trabalho Anual de 2026, a previsão é de 40 (quarenta) vagas. A iniciativa reforça o comprometimento da atual gestão com a valorização da carreira militar, criando oportunidades concretas de crescimento profissional e fortalecendo a meritocracia dentro da corporação. Tanto o Secretário de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, coronel PM Roveri, quanto o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel PM Fernando, têm se destacado por implementar medidas que modernizam os processos de promoção e reconhecem o esforço dos militares, contribuindo para um ambiente mais justo, motivador e transparente.
Além disso, a atual gestão vem promovendo uma série de avanços institucionais, como a ampliação de vagas para promoções, a correção da data de promoção da turma do 30º CFSd e a retomada de processos que estavam paralisados há anos — ações que refletem uma postura ativa e resolutiva na valorização da tropa.
O processo seletivo do CAOC traz reflexos diretos para a estrutura organizacional, pois abre novas vagas para Sargentos e Subtenentes e prepara os militares para futuras promoções. Já o mérito intelectual oferece a Soldados e Cabos a possibilidade de reduzir o interstício e avançar mais rapidamente na carreira, incentivando a formação e o aprimoramento profissional.
A ASSOADE (Associação dos Sargentos, Subtenentes, Oficiais Administrativos e Especialistas Ativos e Inativos da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado de Mato Grosso) reconhece e parabeniza o trabalho do Secretário de Segurança Pública e do Comandante-Geral da PM por oportunizarem aos militares a chance de ascensão funcional e de valorização profissional.
Conselho Administrativo da ASSOADE


